top of page
0003

0003

0010

0010

0009

0009

0008

0008

0007

0007

0006

0006

0005

0005

0004

0004

Fotos: Lew Parela

Autor:

Arq. Marília Sant'Anna de Almeida

Estúdio de Cinema NDR

ESTÚDIO DE SOM E CINEMA

Produtora de Cinema NDR

Rua João Moura, Pinheiros, São Paulo, S.P.

PROJETO ARQUITETÕNICO:  1988

CONCLUSÃO DA OBRA: 1989

Projeto completo e detalhado. Coordenação de Projetos Complementares. Fiscalização Arquitetônica da obra.

Área do terreno: 300,00 m2

Área de construção 500 m2

Programa:

 

  • Depósito de materiais de produção, sala de Produção cinematográfica, sala de reunião, escritório, sala de depósito de filmes, sala da diretoria, cozinha, sala para ilha de montagem de vídeo, sala de assistente de cinema, sala de depósito de equipamentos de cinema, sala de montagem de filmes.

 

Implantação do edifício no terreno:

 

  • O terreno estreito e comprido -5,00 X 60,00m tem como vizinhança de cada lado prédios de mais de dez andares. Para que todos ambientes tivessem luz natural o projeto distribuiu o programa próximo de uma das divisas e na outra ao longo de todo terreno distribuiu-se circulações e páteos envidraçados. 

  • Tirando partido do declive natural do terreno, os andares foram distribuidos em meios níveis produzindo uma maior fluidez e integração entre eles.

 

Projeto Arquitetônico:

 

  • A ideia do Projeto foi valorizar ao máximo o espaço interno, já que a face voltada para a rua era muito pequena. A necessidade de elaborar todo projeto para dentro do terreno levou à solução de iluminação natural através da cobertura e de páteos internos, alternando opacidade com transparencia.

  • Ao longo do terreno foram criados dois espaços com pés direito duplo e triplo cobertos por pérgulas de concreto e vidro que organizam o programa e iluminam os ambientes voltados para eles. Num percurso contínuo, encontra-se sempre um jardim depois uma sala de trabalho, mais um pátio com luz natural, outra sala e assim sucessivamente.

  • A escada em concreto armado situada no primeiro espaço de pé direito duplo faz a ligação vertical entre os diversos planos e as passarelas sobre os jardins ligam horizontalmente os diversos ambientes. Um revestimento único dos pisos em ardozia, elementos estruturais em concreto aparente, alvenarias brancas, usados em todo edifício reforçam a integração entre os diversos espaços.

  • O resultado é um ambiente fortemente caracterizado por um jogo equilibrado de luz e sombra e um acoplamento de materiais quentes e naturais com outros frios e tecnologicos, assim se conseguindo uma rara alquimia entre sugestão e encanto com racionalidade e funcionalidade.

bottom of page